Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 02/05/2016

10 vantagens para quem escolhe viajar de carro

988201123-viajar-de-carro

Viajar de carro, ao comando de seu próprio volante, pode ser muito prazeroso e proporcionar experiências incríveis. O UOL conversou com Guilherme Kenji Ferder, diretor executivo da Tibitur Turismo Especializado, Mirella Spina, proprietária da First Travel, e Ricardo Amaral, diretor da Voyale Travel Design, para mostrar que deixar o avião de lado viagem e encarar a estrada pode valer a pena. Confira:

 
1. Dono do próprio destino

 

Esta é a principal. Afinal, seu carro, suas regras. Viu um monumento muito interessante no meio do nada? É só encostar e conhecer. Avistou uma feira de antiguidades bacana no meio do caminho? Basta parar e ir até lá. Quem manda no roteiro é você!

 

2. Quanto mais motoristas, melhor

 

A opção de trocar de condutor é muito interessante. Isso porque, mesmo que a pessoa goste de dirigir, acaba tendo que abrir mão de algumas diversões por estar ao volante. Ir para a balada e tomar alguma bebida alcoólica, por exemplo, será completamente inviável se não ocorrer um revezamento na direção do veículo. E o mais importante: estar descansado é fundamental para a sua segurança na estrada.

 

3. Bagagem (quase) sem limites

 

Uma das grandes vantagens de viajar de carro é não precisar se preocupar com o peso de cada mala, algo que costuma ser checado nos aeroportos. Enquanto tiver espaço no bagageiro, dá para levar o que você quiser. Este tipo de viagem é, inclusive, uma boa opção para quem vai com o intuito de fazer muitas compras.

 

4. Dá para dividir a conta

 

Se a viagem inclui mais de quatro adultos, fazer ela de carro diminui os gastos totais. Juntas, essas pessoas poderão dividir os custos do veículo (caso seja alugado), além de gasolina e pedágio. Apesar do tempo total da viagem normalmente ser maior, acaba saindo mais barato do que viajar de avião.

 

5. Vontade de conhecer muitos destinos

 

Ainda que você pegue um voo para chegar até o ponto de partida da viagem, alugar um veículo te dará a chance de visitar cidades próximas. Um viagem de carro entre as portuguesas Lisboa e Porto, por exemplo, oferece a oportunidade de conhecer Fátima e Coimbra durante o caminho.

 

6. O meio é mais interessante que o fim

 

Chegar logo no seu destino? Não é o que você vai querer se estiver percorrendo a rodovia Rio-Santos, que é um deleite para os olhos, assim como viajar pela Rota Romântica do Sul, entre Porto Alegre, Gramado e Canela. Já no exterior, a famosa Rota 66, que vai de Santa Monica a Chicago, é mais um exemplo de percurso que guarda muitas surpresas agradáveis.

 

7. Viagem com filhos pequenos ou idosos

 

Para crianças e pessoas mais velhas, o fato de não precisar esperar durante horas em um aeroporto, ter a chance de parar no meio do caminho para comer, esticar as pernas ou ir ao banheiro também são grandes vantagens.

 

8. Maior acessibilidade

 

Em alguns destinos, como sítios e fazendas, só é possível chegar de carro – às vezes, tem que ser um modelo 4×4. Em outros, até dá para ir de ônibus, trem ou táxi, mas os custos podem ficar excessivamente altos. Vale fazer a comparação antes de decidir.

 

9. De um lado para o outro

 

Estar de carro em áreas onde as distâncias são muito grandes entre um ponto e outro, como em Orlando, nos Estados Unidos, facilita muito a vida. Dá para sair no meio da madrugada e ir rapidamente até o supermercado mais próximo ou voltar cedo da praia, por exemplo, sem se preocupar com mais ninguém.

 

10. Juntinho com o seu amigão

 

Sim, é possível embarcar com o seu pet em viagens de ônibus ou avião, mas não é uma tarefa simples. Além do fato de não ser para qualquer animal, são cobradas taxas e nem todos podem ir na cabine com o passageiro. Já no carro, o seu melhor amigo vai com você: no banco de trás em gaiolas, caixas transportadoras ou devidamente contido pelo cinto de segurança.