Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 13/09/2014

15% do eleitorado brasileiro vai usar biometria para votar

Eleições-2014Mais de 21,6 milhões de pessoas vão votar usando a identificação biométrica nestas eleições, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse número, que representa 15,18% de todo o eleitorado brasileiro, está distribuído em 762 municípios, incluindo 15 capitais. São elas: Rio Branco, Maceió, Macapá, Brasília, Goiânia, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina, Curitiba, Natal, Porto Velho, Boa Vista, Aracaju e Palmas.

 

Embora 21,6 milhões de eleitores estejam aptos a usar a identificação biométrica para votar, quase 24 milhões de pessoas já tiveram suas digitais cadastradas na ocasião da renovação ou transferência do titulo de eleitor em cartórios equipados com kits biométricos. Parte do eleitorado não pôde ser identificada por portar deficiências que impossibilitaram a leitura das impressões digitais.

 

A identificação biométrica colhe as impressões dos 10 dedos. No momento do voto, porém, os eleitores devem usar apenas polegares e indicadores. Caso as digitais não sejam reconhecidas, é necessário apresentar o título de eleitor ou documento oficial com foto. A Justiça Eleitoral espera que as eleições de 2018 sejam realizadas com 100% do eleitorado cadastrado na identificação biométrica.