Dicas

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 25/05/2017

5 aplicativos para aprender inglês grátis

Se você quer aprender a falar inglês mas não pode pagar por um curso do idioma, alguns aplicativos grátis podem te ajudar a aprender a língua usando o celular.

 

Diversos apps apresentam diferentes metodologias para melhorar habilidades como escrita, leitura, compreensão oral e conversação. Para conhecer os aplicativos e saber qual é melhor para você, confira a lista desenvolvida pelo site Techtudo:

 

1. Duolingo (Android, iOS, Windows Phone e Windows 10)

 

O Duolingo é um dos aplicativos mais aclamados para aprender novos idiomas gratuitamente. Focado em vocabulário, escrita e compreensão oral, o app apresenta um conjunto de lições separadas por temas do dia a dia, como roupas, animais, comidas, entre outros. Ao criar uma conta no app, o usuário pode escolher entre começar do zero ou nivelar o inglês, caso já tenha estudado antes.

 

As atividades têm ênfase na memorização de palavras, aumento do vocabulário e regras gramaticais, que vão aparecendo conforme o usuário sobe de nível. O Duolingo conta com aplicativos para os principais sistemas operacionais, incluindo o Windows 10, em computadores, o que permite continuar os estudos em outro lugar. É possível também fazer testes no app Test Center para receber uma nota da plataforma e usar no currículo ou redes sociais.

 

2. Hello English (Android)

 

O Hello English é um ótimo aplicativo para quem não somente quer aprender e memorizar palavras, como também receber explicações e dicas importantes durante o processo. Ao criar uma conta no aplicativo, o usuário pode definir qual o objetivo ao aprender inglês: um emprego melhor, exames competitivos, viagem ao exterior, ensinar, entre outros.

 

Uma diferença considerável em relação ao Duolingo é que as lições são definidas segundo o contexto. Por exemplo, é possível começar aprendendo como perguntar e dizer o nome, cumprimentos, origem, entre outros. Além disso, o Hello English traz dicionário embutido e diversos exercícios adicionais para praticar conversação, leitura e compreensão. Para manter o aluno motivado com as lições, há um sistema de recompensa em moedas que desbloqueia conteúdo.

 

3. Lingualeo (Android e iOS)

 

O Lingualeo é outro aplicativo para aprender inglês, ideal para quem não quer apenas fazer lições. Nele, o usuário pode encontrar diferentes tipos de conteúdos e seções para estudar de acordo com a sua vontade. É possível assistir a vídeos de fontes como TED Talks, fazer curso de gramática, conferir vocabulários agrupados por temas, fazer treinos de nível difícil e criar um dicionário pessoal.

 

O aplicativo tem como objetivo oferecer uma experiência personalizada para cada pessoa, perguntando idade, gênero, tempo livre pra estudos, assuntos de interesses e conhecimento. Além disso, é possível definir uma meta para que você chegue ao nível de proficiência desejada e acompanhar como está o progresso para isso.

 

4. Upmind (iOS)

 

Se você acha que aprender inglês pode ser chato, o Upmind pode ser uma boa alternativa. Focado em memorização de palavras, o app ajuda o usuário a melhorar o seu vocabulário com a ajuda de GIFs, games e até cenas de filmes famosos. Além disso, o programa dá liberdade de escolher quais palavras aprender, assim como a duração das lições.

 

O Upmind trabalha com o conceito de esferas de memorização, que guardam as palavras que você aprendeu e libera, de tempos em tempos, jogos para reforçar o aprendizado. No entanto, se não quiser esperar, é possível usar rubis para desbloqueá-los. Há ainda um ranking do aplicativo que dá moedas virtuais de acordo com sua posição em relação aos outros usuários.

 

5. LearnEnglish Elementary Podcasts (Android e iOS)

 

O LearnEnglish Elementary Podcasts é um app indicado para quem já tem bom nível de inglês e deseja treinar a compreensão oral (listening), especialmente para testes de nivelamento. Desenvolvido pelo British Council, uma das instituições mais renomadas na difusão e ensino do idioma, o app traz pequenas séries com episódios para baixar e escutar em qualquer lugar.

 

Além de funcionar offline, o aplicativo conta com transcrição dos podcasts, para que o usuário acompanhe o que é dito. É possível também mudar a velocidade de reprodução, caso o áudio esteja rápido demais. Ao final, é possível fazer um teste de múltipla escolha para avaliar a capacidade de audição em inglês.

 

GUIAME