Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 12/11/2014

60 homens são atendidos diariamente no CMPC, dentro do Novembro Azul

11112014160755O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) promove até o final deste mês ações voltadas especialmente aos homens, visando o diagnóstico e prevenção de doenças – com atenção maior ao câncer de próstata. Em média são atendidos no CMPC cerca de 60 pacientes por dia.
A programação acontece até o dia 21 e faz parte do movimento Novembro Azul. Na manhã desta terça-feira, 11, foram realizadas triagens para exames laboratoriais – Hemograma, Uréia, Creatina, PSA Total – Eletrocardiograma, Ultrassonografia e Biopsia da Próstata. Os homens que passam pelo centro são encaminhados para fazer o PSA, e dependendo do resultado são encaminhados para o urologista.

“Mas todos os homens, independente de estarem com solicitações de exames em mãos, poderão se dirigir à unidade de saúde até o final de novembro. Convido os homens para que façam essa triagem, pois prevenir é fundamental”, relata a coordenadora do CMPC, Kênia Lasse.

O aposentado Claudio Florêncio, 65 anos, disse que vai sempre ao urologista. “Faço acompanhamentos a cada seis meses. A prevenção é a melhor forma de vivermos mais. Os homens devem deixar de lado o preconceito e priorizar mais a saúde”, salienta.

O motorista Carlos Antônio Melo de Oliveira, 52 anos, disse que campanhas como essa são importantes porque promovem ações voltadas para a saúde e diagnóstico. “Independente da campanha, faço os exames sempre que solicitado pelo médico”, revela.

No dia 29 de novembro será realizada uma caminhada marcando o encerramento da campanha, com saída a partir das 8h do Palace Hotel até o estacionamento da Prefeitura. Participam do encontro profissionais e pacientes envolvidos com os movimentos Novembro Azul e Outubro Rosa.