Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 16/06/2016

7 coisas que todo nordestino gostaria que o resto do Brasil soubesse

03-17-600x418

Ouve-se falar sobre a Região Nordeste, mas muita gente ainda fica em dúvida sobre quais estados brasileiros realmente pertencem a essa região, que é composta por nove, sendo eles: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Suas capitais são respectivamente: São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.
E, não raro, vemos nordestinos por todo os cantos do país. Infelizmente, o mais comum é ver comentários preconceituosos sobre as pessoas e a região. Sendo que estes não procedem, são apenas pré-conceitos, definidos à partir da falta de conhecimento e interesse.
1. Somos o povo mais feliz do país
Nordestino-feliz

 

 

De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a região nordeste teve nota média de 7,38 de desempenho em uma avaliação realizada com todo o país. E ainda afirma que, se o Nordeste fosse um país, estaria na 9ª posição mundial, como o mais feliz do mundo.

 

 

2. Temos alguns dos maiores intelectuais

 

Alguns dos maiores intelectuais brasileiros são de origem nordestina, entre eles estão os bahianos: Ruy Barbosa; Anísio Teixeira, educador de história do Brasil; o geógrafo Milton Santos; o poeta Castro Álves; Glauber Rocha, cineasta; além de vários escritores como Jorge Amado, José Lins do Rego, José de Alencar, Graciliano Ramos, entre tantos outros.
3. Nossas praias são as mais belas

 

 

A Região Nordeste abriga a maior gama de belezas naturais do país, e é destino certo para os turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

 

4. Temos orgulho de nosso sotaque
O “sotaque cantando” é extremamente charmoso e encanta quem tem o prazer de escutá-lo. Por mais que ainda existam pessoas preconceituosas que afirmam que esse sotaque é “feio”, trata-se de uma questão de gosto, respeito e opinião. Afinal, nem todo mundo gosta do sotaque “carioca da gema” nem do “mano” paulista, por exemplo.

 

5. Nosso folclore é uma mistura gostosa

 

A cultura nordestina é uma das mais variantes do país. Quando falamos sobre literatura, música, teatro, dança, artes plásticas. E por falar nessa última, você sabia que o pintor Romero Britto é nordestino? Pois é, além dele temos nomes influentes nas outras áreas, principalmente na literatura, como foi citado no item 2.

 

6. As nossas comidas você só encontra na região

 

Quem nunca experimentou uma tapioca, fosse de sal ou doce, um acarajé “arretado” ou uma moqueca de camarão, não sabe o que é comida nordestina. Além de tantos outros pratos, esses são, provavelmente, os que mais chamam a atenção. Outro exemplo é o açaí, que você nunca vai encontrar igual, em qualquer lugar do mundo!
7. A arquitetura é magnífica

 

 

Quando o Brasil se tornou uma república, sua primeira capital foi Salvador, hoje capita da Bahia. Com isso é muito fácil observar as belezas arquitetônicas coloniais. Uma prova da importância dessa arquitetura foi o tombamento como patrimônio mundial os centros históricos de São Luís, no Maranhão e de Olinda, em Pernambuco.
Pois bem pessoal, esses são apenas alguns exemplos do que, provavelmente, os nordestinos gostariam que o resto do Brasil soubesse. Lembrando que não se tratam de verdades únicas, a lista acima apenas expressa uma das possibilidades de visão de mundo, no caso, nordestina. Por isso, caso tenha sugestões, dúvidas e correções, não se esqueça de comentar com a gente!

 

 

PORTAL DE NOTÍCIAS.NET