Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 03/02/2018

7 motivos que causam a queda de cabelo

1. Desequilíbrio hormonal

 

Ele pode levar a uma grande quantidade de problemas relacionados à saúde. “Hormônios desempenham um papel importante na regulação do ciclo do crescimento do cabelo”, explica Anabel Kingsley, tricologista de Londres. “Os estrogênios, hormônios femininos, ajudam a manter os fios crescendo por um longo período de tempo. Já os androgênios, hormônios masculinos, prejudicam os fios e encurtam o seu ciclo de crescimento. Um excesso de deles (que pode ser causado, por exemplo, pela a síndrome do ovário policístico) pode causar perda de cabelo”, explica.

 

2. Stress

 

Não é um mito que o excesso de stress faça realmente seu cabelo cair. Mas, como isso acontece? “Bem, o stress pode aumentar o nível de androgênios que, por sua vez, pode causar perda de cabelo. Ele também pode desencadear problemas no couro cabeludo, como a caspa, interromper hábitos alimentares e causar confusão no sistema digestivo – tudo levando a um impacto negativo no cabelo”, diz Anabel.

 

3. Anemia

 

“Uma das causas mais comuns de perda de cabelo em mulheres é uma deficiência de ferro. O ferro é essencial para a produção de proteína de células capilares”, explica o especialista. Sem isso, seus fios sofrerão.

 

4. Hipotireoidismo e hipertireoidismo

 

“A glândula tireoide ajuda a regular o metabolismo do corpo, controlando a produção de proteínas. Qualquer desequilíbrio pode, portanto, afetar os folículos capilares”, explica Anabel. Além disso, se o hipotireoidismo não for tratado pode resultar em anemia, que (como dissemos acima) é outra condição que pode afetar o cabelo.

 

5. Deficiência de vitamina B12

 

“A deficiência geralmente causa perda de cabelo pois afeta a saúde dos glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para seus tecidos”. Esse tipo de problema é mais comum em veganos, pois essa vitamina só é obtida através de proteínas animais.

 

6. Perda de peso repentina

 

Uma queda acentuada de seu peso, seja intencional ou não intencional, pode afetar também os fios. “Enquanto nossos fios são incrivelmente importante para nós psicologicamente, fisiologicamente não é essencial. Isso significa que qualquer deficiência nutricional geralmente aparece em nossos cabelos”. Mais uma razão para tentarmos adotar um estilo de vida saudável e equilibrado.

 

7. Idade

 

Se você está ou está prestes a entrar na menopausa, mudanças no seu corpo também podem afetar seu cabelo. “A perda de cabelo se torna mais frequente durante e após a menopausa”, revela a Anabel. Dito isto, “é importante perceber que nossos cabelos envelhecem e, à medida que envelhecemos, o cabelo naturalmente fica mais fino. É uma parte totalmente normal do processo de envelhecimento”.

 

 

GUIAME