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Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 09/12/2016

8 dicas para não exagerar nas confraternizações de fim de ano

01Na reta final do ano, as agendas dos finais de semana e pós horário comercial ficam cheias de eventos: confraternizações, amigo secreto e encontros familiares. O grande desafio para aqueles que buscam uma vida saudável é comemorar sem afetar a dieta.

 

Para te ajudar a não enfiar o pé na jaca, a nutricionista Ana Poletto, que atua em Genômica Nutricional na Nutrição Individualizada, lista oito dicas para aproveitar as comemorações sem carregar a culpa no dia seguinte:

 

Se alimente antes de ir a um evento. Isto te ajuda a ficar distante das tentações alimentares.

 

Fuja das frituras. Dê preferência às opções assadas. Além de mais saudáveis, os petiscos assados, em sua maioria, são menos calóricos. (Por exemplo, uma coxinha média de frango tem 335 kcal, enquanto uma esfiha de carne média tem 203 kcal.)

 

Sempre opte por peixes e frango. As carnes brancas possuem menor teor de “gorduras ruins” quando comparadas à carne vermelha, ou seja, nos trazem mais benefícios. Neste caso, evite também as frituras. Escolha as versões grelhadas, cruas e assadas.

 

Diante da tábua de frios, prefira os queijos mais magros. Se possível, para ficar mais saboroso e saudável, regue-o com azeite de oliva extra virgem e polvilhe ervas naturais desidratadas como tomilho e orégano.

 

Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas. Independente do teor calórico, é importante lembrar que a ingestão de álcool não deve fazer parte de uma dieta saudável, visto que este componente altera muito a função do fígado

 

Evite molhos prontos. Dentre eles estão ketchup, mostarda, molho inglês, shoyu. Além de sódio, a maioria possui açúcar.

 

Consuma oleaginosas sem sal. Você pode ingerir castanha-do-pará, avelã, amêndoas, noz pecã e castanha-de-caju, mas sempre com moderação. Embora ricos em nutrientes, estes alimentos apresentam elevado teor calórico quando consumidos em grande quantidade.

 

Escolha as frutas secas. quando o assunto é doce, as frutas secas como damasco, uva passa, cranberry são ótimas opções.
GUIAME