Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 16/09/2014

Academia da Saúde homenageia Nelson Nascimento dos Santos

Parque da Lagoa Foto ACM_1A primeira Academia da Saúde de Feira de Santana será entregue à população nesta segunda-feira, às 18h. O equipamento, construído no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, homenageará Nelson Nascimento dos Santos, um dos principais nomes da educação física em Feira de Santana.
A Academia da Saúde Nelson Nascimento dos Santos conta com uma área de 330 metros quadrados e 12 aparelhos de ginástica, inclusive para portadores de necessidades físicas. O equipamento também dispõe de um prédio de apoio em uma área de 116,22 metros quadrados, dotado de sala de convivência, sala de acolhimento, depósito e sanitários. Na academia, as atividades físicas serão destinadas aos idosos, com acompanhamento de profissionais.

 

Nelson Nascimento dos Santos morreu em janeiro de 1983, mas deixou um grande legado no esporte feirense. Após se aposentar pela Marinha do Brasil, ingressou na segunda turma do primeiro curso de educação física da Bahia, na Universidade Católica de Salvador. Em 1973 assumiu a equipe de basquetebol de Feira de Santana nos Jogos Abertos do Interior.

 

No mesmo período passou também a atuar como professor de educação física no Colégio Estadual. De acordo com o ex-aluno e educador físico Eurico Gaspar, o trabalho desenvolvido por Nelson naquela época revolucionou a unidade de ensino. “De forma brilhante ele implantou a prática de vários esportes, oportunizando aos alunos vivenciarem a prática de várias modalidades, e identificando os talentos e vocaçoes àqueles esportes, basicamente: basquete, handebol, volei e atletismo”, lembra.

 

Gaspar diz que Nelson também desenvolveu o basquetebol na cidade de forma ímpar. “Através do F.T. Clube, criando equipes em diversas categorias, as quais disputavam os Campeonatos Estaduais”, ressalta. O tratamento dado aos alunos era outro diferencial. “Além de grande educador, era também um grande ser humano. Tratava seus alunos e atletas como filhos, preocupando-se inclusive com as ações destes na sociedade e nos estudos curriculares”.

 

“Este grande mestre estimulou muitos dos seus alunos a seguirem o curso de Educacao Física, que até hoje produzem frutos decorrentes dos ensinamentos deixados por ele”, completa Gaspar.
.