Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 13/11/2014

Agentes comunitários preparados para assistir usuários de drogas

Capacitacao aos Agentes de Saude-fotos Jorge Magalhaes (9)No dia a dia de trabalho, visitando as famílias em cada lar, os agentes comunitários de saúde lidam com diversas situações. Em uma residência ou outra, é comum encontrar um membro que enfrenta transtornos de saúde mental. O uso de drogas é um deles. Por conta disso, estão sendo capacitados através do projeto “Caminhos do Cuidado – Formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas”.

 
As aulas estão sendo ministradas para os agentes de saúde que atuam nos bairros Tomba e Fraternidade. Contudo, vai contemplar profissionais que atuam em outras comunidades. Auxiliares e técnicos de enfermagem da Atenção Básica também participam da capacitação, uma vez que, são os responsáveis em acolher essas pessoas nas unidades de saúde.

 

Na manhã desta quarta-feira, 12, um grupo de profissionais participou do segundo dos cinco encontros programados, sendo todos eles divididos em módulos. “São os agentes comunitários que têm o primeiro contato com as famílias e são eles que encaminham essas pessoas, quando há a necessidade, para as unidades de saúde”, disse a tutora Dailma Carneiro.

 

“A capacitação é para atender a demanda dos usuários de drogas, sobretudo do crack, e suas famílias, porque ela também acaba enfrentando os problemas e transtornos provocados por aquele indivíduo, que são decorrentes do uso das substâncias psicoativas”, ressaltou.

 

Durante a capacitação, estão sendo discutidas a Política Pública da Atenção Básica, a Política de Atenção Integrada à Saúde Mental e ao Usuário de Álcool e Outras Drogas. Na oportunidade, os agentes comunitários também são estimulados a discutir o território onde atuam, identificando os pontos de maior vulnerabilidade.

 

O projeto “Caminhos do Cuidado” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Grupo Hospitalar Conceição.