Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 18/05/2015

Agentes de endemias recebem novos equipamentos de trabalho

44444444Os agentes municipais que atuam no combate ao mosquito aedes aegypti, em Feira de Santana, receberam novos equipamentos de trabalho, considerados importantes nas atividades de prevenção a dengue e a febre chikungunya. São fardamentos de proteção individual e a bomba costal manual, que é utilizada para a borrifação do inseticida.

 

Os equipamentos foram distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica. As roupas fornecidas são impermeáveis e impedem a contaminação dos agentes pelos inseticidas. Já com o uso da bomba costal, o inseticida consegue atingir uma distância de 12 metros. Os equipamentos foram entregues aos agentes de acordo a área de atuação.

 

O coordenador de Endemias, Edilson Matos, diz que o trabalho dos agentes consiste em realizar visitas domiciliares, onde são feitos o tratamento focal e a eliminação dos focos encontrados com o uso de larvicida. Ainda observam a presença de recipientes usados pela fêmea do aedes aegypti para pôr os ovos e ainda orientam os moradores quanto à prevenção das doenças.

 

“Além de atuar no combate a dengue, também são responsáveis pelo controle da leishimaniose e da esquistossomose, bem como estão distribuídos na zona rural para combater a doença de chagas”, afirma.

 

No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu para os agentes de endemias – são 392 mais os 63 agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) cedidos ao município – camisas, botas, bonés, luvas, lanternas, protetor solar, repelentes, material para afixar fichas e etiquetas de visita, entre outros itens.

 

As informações são da Secom/PMFS.