Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 25/12/2014

Água encanada chega ao povoado Pedras, em Humildes

19122014181912 Uma das localidades mais afastadas de Feira de Santana, o povoado de Pedras, pertencente ao distrito de Humildes, e localizado na divisa com a comunidade Tanque de Senzala, do município de Santo Amaro, foi contemplado com o abastecimento de água encanada. Mais de 60 famílias estão sendo beneficiadas.

 

O antigo sonho dos moradores da localidade foi concretizado no último domingo, 12, graças a uma ação de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hidricos e Desenvolvimento Rural e a CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia).

 

O Sistema Simplificado de Abastecimento de Água construído na localidade vizinha – Tanque de Senzala – foi compartilhado para o povoado de Pedras graças a rede implantada pela CERB. “Desde 2006 a comunidade do município de Santo Amaro dispõe de água potável graças ao investimento da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) na época, através de recursos do Banco Mundial”, explica o secretário Ozeny Moraes.

 

“E agora, com a parceria da CERB, conseguimos levar esse benefício também para Pedras”, completa. A rede está ainda em processo de pequenos ajustes para melhoramento do seu sistema integrado, entretanto já está garantindo água potável, e apropriada ao consumo humano, para o povoado feirense.

 

“Aqui existia uma tradição dos moradores de cavar poços artesianos em suas propriedades, mas devido ao baixo nível de água no lençol freático essa alternativa não vinha surtindo efeito. Por solicitação da Prefeitura também já havia sido perfurado um poço na localidade, mas após análise da CERB foi constatada uma baixa vazão, abaixo de 600 litros/hora, e também uma grande quantidade de ferro na água, o que a torna inapropriada para o consumo humano”, salienta Ozeny.