Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 26/11/2014

Alerta para prevenção de doenças cardíacas

downloadAs doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo. Somente no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registradas cerca de 300 mil mortes por ano. Para chamar atenção da população sobre a importância da prevenção, a Sociedade Brasileira de Cardiologista – Regional Feira de Santana, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está desenvolvendo ações nas unidades de saúde.

 

Na manhã desta segunda-feira, 24, pacientes acompanhados na Unidade de Saúde da Família Augusto Pedreira de Assis Freitas, no bairro Jussara, participaram do projeto “SBC nos Bairros”. Na oportunidade, foram consultados por cardiologistas, assistiram a palestras e esclareceram dúvidas, puderam aferir a pressão e realizar o teste de glicemia.
Segundo o cardiologista Israel Reis, a hipertensão, o colesterol elevado, obesidade, sedentarismo, diabetes, tabagismo são fatores de risco para a ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou infarto agudo do miocárdio, por exemplo.

 

Para evitá-las aconselha a prática de atividade física, ingestão de uma alimentação saudável, o abandono do cigarro e aumento na ingestão de líquido. “A hipertensão, o AVC e o infarto lideram as causas de internamento”, diz.

 

A dona de casa Rosália Conceição, 59 anos, há seis anos sofre de pressão alta. Toma remédios regularmente, procura fazer caminhadas e mudou os hábitos alimentares. “Evito frituras e comidas gordurosas, além de seguir as recomendações do cardiologista”, comentou. O projeto, que está em sua edição, será levado também para o bairro Fraternidade, na quarta-feira, 26, e no distrito de Jaguara, no dia 28.

 

G1 Bahia