Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 27/08/2015

Alunos colhem produtos cultivados na Escola Municipal Francisco Martins

2682015175412Cenoura, coentro, couve-flor, pepino, quiabo, tomate, cebolinha, salsa, beterraba, aipim, pimenta e pimentão. Estes são alguns dos legumes, verduras e hortaliças colhidos pelos estudantes e professores da Escola Municipal Francisco Martins da Silva no distrito de Maria Quitéria, frutos do cultivo que a comunidade escolar mantém há um ano.

 

A atividade é oferecida aos alunos como parte das atividades do programa Mais Educação. O cultivo da horta já está integrado ao cotidiano dos alunos do 1º ao 3º ano. “Durante o plantio o aluno desenvolve algumas habilidades, como a organização do espaço, etapas e procedimentos do plantio e ainda conhecimentos geométricos e das ciências naturais”, explica a diretora da escola, professora Ana Helena Lima.

 

Estudante do 5º ano, Kaian Ribeiro dos Santos, que ajudou em várias etapas do cultivo, gostou tanto da atividade que resolveu fazer uma horta em casa. “Lá eu plano várias coisas, como couve-flor, pimentão, coentro e alface. Além de ajudar na alimentação da minha família, também podemos vender e comprar outros produtos”, conta.

 

Um terço da produção dos alunos foi destinado à merenda escolar. Uma parte foi distribuída entre os estudantes que puderam levar para casa vários produtos; a terceira foi vendida pela escola aos comerciantes locais. Com a renda a escola adquire novos itens que complementem a merenda ou ajudam no mantimento da horta.

 

“Muitos pais de alunos são agricultores, então este trabalho ajuda inclusive na valorização deles e de toda a comunidade local, uma vez que a nossa escola está inserida na zona rural”, argumenta a coordenadora do Mais Educação, Caroline Oliveira.
As informações Secom