Coluna Especial

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 12/08/2016

Apenas metade dos seus amigos gostam de você de verdade, afirmam cientistas

cb08fb33afc67892b24ee86ebca678e0

12Somente cerca de 50 por cento das pessoas que consideramos amigos sentem o mesmo sobre nós, de acordo com uma nova pesquisa.

 
O estudo, conduzido por pesquisadores do MIT, envolveu 84 pessoas com idades entre 23 e 38 anos, que faziam parte de um grupo de gerenciamento de negócios.

 

Foi pedido aos participantes que avaliassem seu nível de amizade com cada colega de classe em uma escala de 0 a 5, onde 0 significava “total desconhecido” e 5 seria um “melhor amigo”.

 
Embora massivamente 94 por cento dos participantes esperasse por um alto nível de reciprocidade, isso só aconteceu com 53 por cento, de acordo com o estudo publicado na PLOS One.

 
Mesmo com uma amostragem seja relativamente pequena, os resultados remontam à pesquisas anteriores, que envolveram 92.000 pessoas, nas quais a reciprocidade encontrada variava entre 34 e 53 por cento, relata o Science Alert.

 
Um motivo para a discrepância pode ser o fato das pessoas tentarem criar uma imagem favorável de si mesmas, cegando-as para certas questões sociais e levando-as a assumir que sua amizade é mais retribuída do que realmente é.

 
As amizades feitas através de redes sociais como o Facebook também podem contribuir para um sentimento de amizade que não é necessariamente recíproco, sugerem alguns especialistas.

 
YAHOO NOTÍCIAS