Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 22/11/2014

Artesanato, penteado afro e guia de religiões africanas no Novembro Negro

21112014153113O estacionamento externo da Prefeitura está sendo palco da programação do Novembro Negro em Feira de Santana. O evento, que traz uma programação diversificada segue até domingo, 23, com grandes atrações. Estão montados no local estandes de artesanato, penteados afro, da religião africana e de instituições que participam do evento.
Na manhã desta sexta-feira, 21, o ator Jorge Washington – do filme “Ó Paí ó, fez palestra com o tema “Os negros, a arte e a cultura”. Em seguida a Quixabeira Lagoa da Camisa animou o público com o autêntico samba de roda.

 

O Novembro Negro é promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e este ano conta com a parceria das secretarias de Prevenção à Violência e Defesa dos Direitos Humanos (Seprev) e de Desenvolvimento Social (Sedeso).

 

Tânia Sacramento, especialista em penteado afro, observa que a tendência vem ganhando cada vez mais espaço. “Geralmente o negro é muito discriminado, mas hoje em dia o cabelo black ou trançado deixou de ser uma moda só de negro. Agora é um penteado que pessoas brancas passaram a usar”, relatou a cabeleireira.

 

As mães Ilda e Graça, da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro – (FENACAB), montaram o stande sobre o guia da religião afro, o candomblé. Elas contam que Feira de Santana está incorporada nesse evento, mas as religiões afro-brasileiras ainda continuam sendo discriminadas.

 

Para mãe Ilda, eventos como esse são de suma importância para a religião afro e para o movimento negro na cidade. “Estamos na luta para que a consciência negra seja comemorada não apenas em um dia, mas que seja durante o ano todo”, salienta.

 

As informações são da Secom.