Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 11/05/2018

Associação de Proteção de Animais terá R$ 216 mil para campanha de castração de cão e gato

O repasse financeiro feito pela Prefeitura de Feira de Santana à APA (Associação de Proteção dos Animais), de R$ 216 mil, através de parceria, será destinado às campanhas de castração de cães e gatos que são realizadas ao longo deste ano.

 

Os recursos são aplicados no pagamento do veterinário e equipe, bem como na aquisição de produtos usados durante as intervenções cirúrgicas. No ano passado, segundo a APA, 1.350 destes animais foram esterilizados.

 

A iniciativa é destinada a cães e gatos criados nas ruas, os chamados errantes, ou de propriedade de famílias que não tem condições de sustentar as sucessivas ninhadas destes animais, que os levam ao abandono ou maus tratos devido a falta de alimento.

 

A esterilização, diz a presidente da APA, Graça Peixinho, evita a procriação indesejada, bem como a proliferação de doenças que podem contaminar humanos, como a leishimaniose e a raiva – esta última letal, quando não tratada.

 

“Parte destes animais é levada para a APA”, diz a presidente. “Como se sabe, cães e gatos retirados das ruas, bem como o controle populacional, é proteção para as pessoas”, afirma Graça Peixinho. Afirma que os nascimentos são em progressão geométrica.

 

O controle destas populações, por meio de esterilização, é prevista em lei municipal. Apenas um casal pode gerar, anualmente, mais dez filhotes, que passarão a gerar novos filhos, no mesmo ano. O resultado podem ser o nascimento de dezenas de novos animais.

 

 

Secom