Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 12/04/2016

Atendimento no CMPC no 1º trimestre foi 36 por cento maior do que em 2015

33484d64-e8b2-473f-87af-63066d1c7217

A quantidade de atendimentos no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez, no primeiro trimestre deste ano foi 36% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

 
Entre janeiro e março do ano passado foram realizados 4.870 e neste ano o número chegou a 6.619. Neste 8 de abril é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

 

“As pessoas estão mais consciente de que a prevenção salva vidas e estão procurando as unidades de saúde com maior frequência”, afirmou Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, entidade mantenedora da instituição.

 

A demanda maior é pelo exame citopatológico cérvico-vaginal, que previne o câncer ginecológico, e que deve ser feito periodicamente por todas as mulheres sexualmente ativas.

 

A instituição, referência neste tipo de atendimento, é a única na cidade que oferece biopsia de próstata pelo SUS. “Quando o câncer é diagnosticado, o paciente é imediatamente encaminhado para as unidades especializadas na cidade ou em Salvador”, disse Gilberte Lucas.

 

No CMPC são oferecidos atendimentos com ginecologistas, oncologistas, mastologistas e dermatologistas.