Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 22/05/2015

Aumenta em 161% o consumo de medicamentos controlados no Brasil

Limpeza na Baraunas-fotosJorge Magalhaes (2)_1O Brasil registrou aumento de 161% no consumo de medicamentos controlados. Em 2009, registro nacional de fornecimento de medicamentos controlados aos usuários saltou de pouco mais de 113 mil caixas, para quase 295 mil em 2014. De acordo com informações do iBahia, os dados são do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),

 

São Paulo responde pelo maior volume, mas Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo lideram o ranking quando se compara a quantidade de produtos fornecidos ao tamanho da população de cada uma dessas unidades federativas.

 

Em entrevista ao Brasil Post, Meiruze Sousa Freitas, superintendente de Medicamentos e Produtos Biológicos do Sistema Nacional disse que o aumento reflete o avanço da própria implantação do órgão, que substituiu o antigo controle da entrega dos produtos por meio de livros. Ainda assim, ela afirma que os dados ainda precisam ser mais bem avaliados, para uma compreensão segura sobre o consumo de medicamentos controlados, submetidos a prescrição médica e retenção da receita pelas farmácias.

 

Ainda de acordo com o iBahia, a representante da Anvisa esclareceu que são registrados no órgão 76 diferentes tipo de esteroides, mas que apenas 25 deles (32%) estão sendo comercializados no mercado nacional.

 
Com informações do Brasil Post.