Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 28/05/2015

Avanços, dificuldades e desafios debatidos em conferência do idoso

IV Conferencia dos Direitos da Pessoa Idosa-fotos Jorge Magalh_es (19)Ouvir as dificuldades que os idosos enfrentam no seu dia-a-dia e torná-los protagonistas nas suas ações. Idosos e instituições públicas e privadas que desenvolvem ações neste setor discutirão até esta quarta-feira, 27, os avanços e desafios neste segmento social, durante a IV Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. De acordo com o Censo de 2010, em Feira de Santana residem mais de 60 mil pessoas com 60 anos ou mais.

 

Os debates dos quatro eixos temáticos (Pessoa Idosa: empoderamento e protagonismo na conquista e efetivação dos seus direitos; Gestão da política da pessoa idosa; Enfrentamento à violência e Saúde da pessoa idosa) aconteceram à tarde. Pela manhã aconteceram apresentações culturais, entre outras apresentações relativas ao evento.

 

Na quarta-feira, além das apresentações culturais, acontecerá a plenária final, com votação das moções e eleição dos cinco delegados que participarão da IV Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas Idosas. O tema é: “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa: por um Brasil de todas as idades”. Serão dois os delegados que representarão o poder público e três a sociedade civil. Ao todo, 143 delegados (98 representando a sociedade civil e 24 o setor público) participam da conferência, no Centro Comunitário Iderval Fernandes Falcão.

 

Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cacilda Miranda, os idosos devem conhecer seus direitos e deveres. “Apenas chegam a protagonistas quando se está empoderado com novos conhecimentos. Aí eles fazem valer seus direitos”. O novo comportamento, diz a enfermeira Isabela Machado, que é referência em saúde do idoso, as novas noções contribuirão para que busquem melhorar suas qualidades de vida.