Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 11/04/2016

Bahia tem a quarta menor porcentagem de eleitores com cadastramento biométrico

biometria-800x445

A Bahia tem pouco mais de 1 milhão de eleitores que já realizaram o cadastramento biométrico. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o estado possui a quarta menor porcentagem de pessoas aptas a votar pelo novo sistema entre as unidades da federação, com 10,6%. A Bahia fica à frente apenas de Rio de Janeiro (5,8%), Minas Gerais (7,7%) e Mato Grosso do Sul (9,1%). Em números absolutos, a Bahia já realizou o cadastramento de 1.092.170 pessoas.

 

A biometria será obrigatória para todos os eleitores apenas nas eleições de 2018. Em todo país, 43,2 milhões de brasileiros têm as impressões digitais cadastradas, número que representa cerca de 30% do eleitorado. Sergipe, Distrito Federal e Amapá são as unidades da federação com maior porcentagem de eleitores aptos a votar pelo novo sistema, com 99,8%.

 

Na sequência vem Alagoas, com 99,6%, e o quinto colocado, Rio Grande do Norte, aparece bem depois, com 69,8%. Segundo o TSE, a disparidade acontece porque cada tribunal regional tem seu próprio cronograma e o repasse do dinheiro para as unidades acontece segundo a necessidade de cada TRE. “Isso também depende, às vezes, do aporte na força de trabalho, ou seja, parcerias realizadas para ampliação de mão de obra. Por isso, a coleta de biometria varia de um tribunal regional para outro”, informa o TSE ao G1.