Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 24/05/2018

Biblioteca Municipal recebe acervo de quase um século do jornal Folha do Norte

O acervo do jornal Folha do Norte no período de 1920 a 2017 foi doado para a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira Silva. São milhares de exemplares com importantes registros da história de Feira de Santana em quase um século. Todo o material será digitalizado e disponibilizado para pesquisas. Considerado o jornal em circulação mais antigo da Bahia, o Folha do Norte completa 109 anos em 17 de setembro. Foi fundado por Tito Ruy Bacelar, João Vital, Dálvaro Silva e Arnold Silva, este último que dá nome a biblioteca.

 

Para a chefe de Divisão de Bibliotecas, Telma Freitas de Melo, além do enriquecimento de conteúdo que este acervo representa para a instituição, outro aspecto bastante positivo é a preservação deste material. “A biblioteca passa a dispor de um material que é muito importante para estudantes, pesquisadores, profissionais de comunicação, ou seja, para o público em geral”, considera.

O presidente da Fundação Egberto Costa – FUNTITEC, Antônio Carlos Coelho, observa que o jornal Folha do Norte “já pode ser considerado como patrimônio cultural, não só de Feira, mas também do estado da Bahia. É um acervo muito grande sobre a história da cidade nesses últimos 109 anos”.

 

A coordenadora do acervo de jornais da Biblioteca, Maura Rubia Lima Cedraz de Almeida, lembra que o jornal Folha do Norte já é há algum tempo uma importante fonte de pesquisas para muitas pessoas. “E agora que este acervo fica disponivel na Biblioteca, facilita bastante para quem busca as informações”, observa.

 
Secom