Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 03/06/2015

Biblioteca Municipal recolhe óleo de cozinha

Biblioteca Municipal recolhe _leo de cozinha-fotos Jorge Magalh_esAté quarta-feira, 3, a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira Silva comemora a Semana do Meio Ambiente, com programação voltada à educação ambiental, parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nesta segunda-feira, 1 de junho, teve sessão de vídeos educativos e palestra do coordenador do Movimento Água é Vida, Carlos Souza, que falou sobre o movimento e a mobilização socioambiental que vem acontecendo com a coleta de óleos e gorduras residuais.

A palestra teve objetivo de conscientizar a população na preservação do lençol freático, ao fazer o descarte correto de óleos ou gorduras residuais, como o óleo de cozinha e azeites doce ou de dendê. O movimento visa principalmente uma preservação da saúde da comunidade, ao recolher e evitar que os óleos tenham como destino as nascentes dos rios e lagos da cidade.

Ainda esta semana a Biblioteca Municipal será mais um dos Eco pontos que receberá selo ambiental de coletor dos óleos e gorduras residuais. Feira de Santana já tem diversos pontos de coleta, como a Secretaria do Arcebispado, Paróquia Santo Antônio, escritórios da Embasa no centro e no bairro Campo Limpo.

O diretor financeiro do movimento, Delmar Mello, informou que “após ser coletado, os resíduos são filtrados, passam por uma análise e ao ser aprovado são recolhidos pela PBIO – Petrobrás para ter o devido seguimento e ser transformado em biodiesel”. Carlos Souza lembrou que “com os resíduos pode haver produção de bio combustível, sabão e até mesmo ração”.

A estudante Meirehellen Freitas ressaltou a importância de acompanhar o evento. “Ao descartar de qualquer forma esse óleo, prejudicamos a saúde e o ambiente da própria comunidade onde vivemos”, diz.