Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 24/08/2017

Bispo afirma que Igreja Católica está acima da Bíblia Sagrada e gera rebuliço nas redes sociais; Malafaia rebateu

Um vídeo com declarações polêmicas do sacerdote católico dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmeiras, está percorrendo as redes sociais e virou tema de refutação do pastor Silas Malafaia. O bispo afirmou que a Igreja Católica está acima da Bíblia durante um programa chamado Imensurável Graça.

 

A declaração, incendiária em tempos de redes sociais, suscitou grande discussão entre católicos e protestantes, inclusive com fiéis da igreja romana discordando das afirmações do bispo.

 

“Um católico deve ser católico de corpo inteiro. Quando um católico se coloca acima da Igreja para julga-la, já deixou de ser católico. E quando um católico diz ‘vou pegar a Bíblia para ver o que a Igreja está dizendo’, ele também já virou protestante. Aqui está o erro dos protestantes: colocam a Bíblia acima da Igreja, e isso é bobagem pura, porque a Bíblia nasceu na Igreja; a Bíblia é expressão da fé da Igreja”, diz dom Henrique.

Para embasar seu raciocínio, citou um dos teólogos e filósofos mais respeitados da história do cristianismo: “Santo Agostinho dizia ‘Eu creio nas Escrituras porque a Igreja me diz para crer nelas’. Então, a Bíblia é o livro da Igreja. Então, é tirar da cabeça essas ideias tortas e ser católico de verdade. Um bom estudo do catecismo e uma boa dose de humildade resolvem essas coisas”, afirmou, dirigindo-se aos fiéis que enviaram perguntas ao programa.

 

Heresia

 

O pastor Silas Malafaia publicou o trecho da declaração do bispo junto com sua refutação às afirmações: “Como é que é, padre, essa heresia? A Igreja está acima da Palavra? Aonde? Que papo é esse? A Palavra vem antes da Igreja. O Salmo 138:2 diz ‘pois exaltastes acima de todas as coisas o Teu nome e a Tua Palavra’. Está na Bíblia católica. Abre aí. A Palavra está acima de tudo”, sublinhou.

 

GOSPEL+