Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 12/08/2015

Brinquedoteca escolar vira exposição na Seduc

1182015174109“A brinquedoteca é o espaço em que a criança aprende como brincar”, descreve a professora Leia Margareth Vidal de Oliveira Falcão, durante visita à exposição “Brinquedoteca escolar: espaço criativo de vivências e convivências” que acontece no pátio da Secretaria de Educação até esta sexta-feira, 14. A exposição é aberta para visita dos educadores e de todo o público que frequenta a Seduc.

 

Em 2015, todas as escolas municipais que possuem Educação Infantil vão ganhar uma brinquedoteca. A iniciativa da Seduc pretende fomentar nas escolas um espaço socioeducativo que favoreça o desenvolvimento das crianças na infância.

 

Leia, que atua na Escola Municipal Coriolano Farias de Carvalho, acredita que a brinquedoteca é um lugar onde as crianças podem desenvolver diversas capacidades. “A aprendizagem passa por várias fases e é brincando que nós aprendemos a lidar com os conflitos, com as regras e com as dificuldades”, orienta.

 

Na última semana, a Seduc promoveu um workshop com a mesma temática. “Participei do evento sobre a brinquedoteca e fiquei emocionada de chegar naquele espaço e ser acolhida de forma tão calorosa, com tudo organizado e preparado para a Educação Infantil”, avalia a professora.

 

Agora, os mesmos itens apresentados no workshop podem ser vistos na exposição que reúne objetos próprios da brinquedoteca, além de brinquedos que foram produzidos pelos próprios professores durante o evento. Podem ser vistos: quebra-cabeça 3D, quebra-cabeça gigante, jogo de argolas, carrinhos e bonecas; cavalinho de madeira, casinha infantil, aviãozinho e diversos títulos literários, como o livro cenário, livro quebra-cabeça e livro fantoche, entre outros. A brinquedoteca é composta ainda por DVD e TV.

 

O objetivo da Divisão de Educação Infantil ao realizar a exposição é sensibilizar os educadores sobre a importância deste espaço na escola, além de promover a apreciação da produção dos professores.

 

“A criança quando brinca aprende a ser um sujeito social, a construir vínculos, aprende a respeitar o corpo, desenvolve o movimento, a exploração e faz uso do sensorial”, explica a professora Darlene Miranda, integrante da Divisão de Educação Infantil. “A brinquedoteca é um espaço para que as crianças desenvolvam a autonomia e a ludicidade, garantindo um ambiente onde o brincar livre é o principal foco”, conta Darlene.