Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 28/07/2014

Cadastramento para votar em trânsito vai até o dia 21

unnamedO prazo para cadastramento dos eleitores que estão fora dos seus domicílios eleitorais, mas querem votar para presidente vai até o próximo dia 21 de agosto.

 

Essa possibilidade foi aberta em 2010, mas a novidade desse ano é que será possível acessar as urnas não apenas em capitais, mas também em cidades com mais de 200 mil eleitores. Atualmente, 92 cidades brasileiras preenchem esse requisito. Na Bahia, além de Salvador, os eleitores em trânsito poderão votar em Feira de Santana e Vitória da Conquista.

 

A opção de votar fora do seu domicílio eleitoral, até 2010, só existia para os brasileiros que estavam fora do País. Os de situação em trânsito nacional podiam apenas justificar a impossibilidade de comaprecer à sua seção eleitoral de origem.

 

Para poder votar em trânsito é necessário fazer o cadastramento até o dia 21 de agosto comparecendo em um cartório eleitoral com um documento oficial que tenha foto. Só pode fazer o cadastramento quem está em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, votou ou justificou ausência nas últimas eleições.

 

Ao fazer o cadastramento, automaticamente, o eleitor é desabilitado para votar em sua seção de origem o que evita riscos de duplicidade do voto. Quem fizer o pedido, mas precisar cancelar o voto em trânsito tem o mesmo prazo- dia 21 de agosto- para reverter o processo.

 

Habilitados

 

Até agora, o Tribunal Regional Eleitoral, seção Bahia, (TRE-BA) já cadastrou 143 eleitores em trânsito eleitoral para o primeiro turno. Desses, 123 na capital baiana; 28 em Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado e 33 em Feira de Santana. Curioso que o número de pedidos para o caso de segundo turno é ainda maior: 178 dos quais 113 em Salvador; 36 em Vitória da Conquista e 29 em Feira de Santana.

 

Na última eleição para presidente, o TRE-BA cadastrou 6.530 eleitores para o voto em trânsito no primeiro turno e 6.207 no segundo No País foram 80.419 eleitores em trânsito no primeiro turno e 76.458 no segundo turno.

 

Em Salvador, os eleitores que optarem por essa modalidade irão votar na sede do TRE-BA, localizada na Avenida Paralela. Já em Vitória da Conquista e Feira de Santana, as seções vão funcionar nos respectivos cartórios eleitorais.

 

As informações são do A Tarde.