Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 22/06/2018

Câmeras monitoram movimento do público do São João de São José

Um “ninho” de câmeras, colocada no alto de um poste no centro da área onde os forrozeiros se concentram, são os olhos eletrônicos da Guarda Municipal de Feira de Santana durante o São João de São José, iniciado na noite desta quinta-feira, 21, no distrito de Maria Quitéria.

 

O acompanhamento eletrônico da movimentação, diz a guarda municipal Jaqueline Machado, que trabalhou no monitoramento, possibilita às forças de segurança uma intervenção ainda mais rápida em caso de confusão, bem como intervir antes que uma briga se generalize. Os agentes são informados imediatamente em caso de alteração entre o público.

 

Quatro câmeras comuns foram instaladas em todas as direções e mais outra com capacidade técnica para aproximar as imagens e, assim, esclarecer qualquer atitude suspeita, foram estrategicamente posicionadas. As imagens são enviadas, em tempo real, para a Base Móvel, posicionada a poucos metros do ninho.

 

A segunda câmera Space DOM, que tem o zoom, foi instalada à entrada da praça do distrito. a Base recebe, ao mesmo tempo – são nove monitores, as imagens geradas pelas dez câmeras instaladas há algum tempo pela Secretaria de Prevenção à Violência no distrito.

 

Todas as imagens são gravadas. As das câmeras instaladas provisoriamente, explica Jaqueline Machado (foto), são enviadas para o provedor instalado na Base – vai funcionar 24h, e as geradas pelas outras dez, no provedor da Seprev. O número de GMs de plantão durante cada dia da festa chega a 20.

 

 

Secom