Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 07/12/2016

Campanha mostra como seria se Jesus nascesse nos dias de hoje

02Ainda é tradicional em muitas partes do mundo enviar cartões de Natal para parentes e amigos. A ONG Médicos do Mundo, sediada no Reino Unido, decidiu inovar e chamar para a reflexão sobre a condição atual do planeta.

 

Ela lançou quatro cartões que mostram imagens que remetem ao relato bíblico, mas ambientadas no cenário das guerras modernas do Oriente Médio. Todo o lucro obtido com as vendas serão destinados aos projetos que a ONG tem naquela região.

 

Usando a hashtag #realityxmas [RealidadeDoNatal] estão pedindo também que usuários de mídia social compartilhem as imagens com suas próprias mensagem natalinas. O objetivo é que as pessoas façam uma reflexão sobre o mundo atual.

 

“Lançamos essa campanha faltando 4 semanas para o Natal visando lançar uma luz sobre a realidade da vida no Oriente Médio,” explica à BBC o diretor-executivo da ONG, Leigh Daynes.

 

“Queremos suscitar um amplo debate sobre os efeitos desse conflito sobre todos nós, especialmente nessa época do ano, em que pensamos sobre nossos entes queridos e falamos tanto em paz e boa vontade”, complementa.

 

Uma das figuras mostra José e Maria procurando um lugar para ficar em meio a edifícios bombardeados. Em outra, os reis magos veem uma luz brilhante no céu, mas é um foguete disparado de um drone.

 

O conceito foi obra da agência de publicidade McCann Londres, que desenvolveu tudo de forma gratuita, para colaborar com o projeto. Até o momento eles já venderam a primeira tiragem completa. O jogo com 4 cartões custa 10 libras, cerca de 40 reais.

 

A Médicos do Mundo foi fundada na França em 1980. Atualmente conta com 15 escritórios ao redor do mundo, incluindo dois no Oriente Médio, na Jordânia e no Líbano. A organização realiza um trabalho voluntário com médicos, parteiras e psicólogos na Síria, no Iraque, no Líbano e na Turquia.

 

Daynes ressalta que as imagens pacíficas normalmente compartilhadas em cartões de Natal estão em desacordo com as graves crises humanitárias vividas pela população do Oriente Médio hoje.

 

Em mais de cinco anos de conflito na Síria, mais de 250 mil pessoas foram mortas. Em áreas de combates pesados, muitos hospitais e centros de saúde foram destruídos por bombardeios.

 

Não há atendimento médico para a maioria da população. Por isso, a Médicos do Mundo têm se esforçado para aumentar a presença na área.

 

Gospel Prime