Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 01/06/2016

CAPS AD realiza ação ao Dia Mundial sem Tabaco

3

Foi comemorado nesta terça-feira, 31, em todo o Brasil, o Dia Mundial sem Tabaco. Cerca de 6 milhões de pessoas morrem por ano devido ao tabagismo. Por conta disso, o Centro de Atenção Psico ssocial Dr. Gutemberg de Almeida (CAPS AD) realizou nesta manhã um trabalho de conscientização acerca das doenças e mortes relacionadas ao consumo do tabaco.

 

Entre as diversas atividades, os pacientes puderam contar com a reposição de nicotina, que é uma das estratégias terapêuticas para o controle e tratamento do tabagismo que funciona na unidade. Também foi realizada uma palestra pelo médico psiquiatra Elton Macedo, responsável técnico pelo tratamento do tabagismo.

 

 

A coordenadora do CAPS AD, Carolina Carvalho, disse o quão eficaz e importante tem sido os tratamentos. “Os pacientes tem acesso à medicação específica para o tratamento (do tabagismo) gratuita, tudo oferecido pelo SUS através da Prefeitura. Temos pacientes que começaram a fumar com cinco anos de idade e hoje estão em abstinência, após o tratamento”.

 

O CAPS AD é a unidade de saúde especializada no cuidado a usuários de álcool e outras drogas, da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente conta com mais de 5 mil pacientes cadastrados.