Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 31/05/2017

CCZ realiza mutirão para castração de cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS) está realizando uma pesquisa no município sobre Zika, Dengue e Chikungunya, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em busca de combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

 

Nessa pesquisa 12 mil domicílios serão visitados e os moradores entrevistados sobre a ocorrência dessas doenças na família. Alguns moradores serão sorteados para coleta de exame laboratorial.

 

A coordenadora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC), Glória Teixeira, esclarece sobre o vídeo que está circulando no whatsapp, onde um suposto entrevistador distrai o morador enquanto dois ladrões entram no domicílio. “O vídeo não é de Feira de Santana e não se trata do uniforme utilizado por nossos entrevistadores”, informa.

 

Glória ainda ressalta a seriedade da pesquisa que tem como objetivo conhecer o perfil clínico e epidemiológico daqueles que foram acometidos pelo vírus, e orientar o Ministério da Saúde sobre as necessidades que a população está tendo.

 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia, pede que a população receba os colaboradores em casa. “Eles utilizam crachás, bolsa e camiseta padronizada com identificação da pesquisa”, afirma.

 

O resultado dos primeiros estudos realizados no município sobre Chikungunya vai ser apresentado no dia 12 de junho pelo ISC na Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. Já as pesquisas que estão sendo feitas atualmente, a previsão dos resultados é para agosto.