Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 22/07/2015

Centro de Atendimento ao Diabético capacita enfermeiros sobre feridas

2072015092842A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh), realiza nos dias 28 e 29 de julho uma capacitação para enfermeiros da Atenção Básica e das policlínicas, cujo tema será “Feridas: aperfeiçoando os cuidados”.

 

O encontro, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, será aberto às 8h. Conforme a coordenadora do Cadh, Andréa Silva, a iniciativa visa qualificar os profissionais nos cuidados voltados aos pacientes que apresentam lesões de difícil cicatrização por conta da diabetes.

 

Esta é uma doença ocasionada pela elevação descontrolada do nível de açúcar no sangue. Uma de suas maiores complicações aparece nos membros inferiores. Um exemplo é o chamado pé diabético.

 
São pacientes que apresentam perda de sensibilidade (neuropatia) e diminuição sanguínea e ficam mais suscetíveis a queimaduras, cortes e perfurações na pele. Essas feridas quando não tratada adequadamente, podem se agravar resultando em lesões de difícil cicatrização e até mesmo amputações.

 

Secom