Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 13/08/2015

Centro de Zoonoses aprende centenas de animais no primeiro semestre

84454-3No primeiro semestre deste ano, a apreensão de animais encontrados soltos em ruas e avenidas da cidade – 380, corresponde praticamente à metade do registrado em 2014, quando 674 foram recolhidos aos currais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Pedra do Descanso.

 

A coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, disse que todos os dias a equipe, com o caminhão-gaiola, percorre os locais onde estes animais são vistos com maior frequência – avenidas Eduardo Fróes da Motta, Noide Cerqueira, Fraga Maia, rua Artêmia Pires, ruas da Mangabeira e da Rua Nova. Em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, a equipe percorre as BRs que cortam o município.

 

“Aqueles que a gente encontra nas ruas, trazemos para o CCZ”, afirmou a coordenadora. A multa para os donos é de R$ 75 e, em caso de reincidência, este valor dobra. Animais soltos – geralmente usados como tração em carroças e colocados para pastar nas ruas e avenidas – representam perigo para o trânsito e pedestres. Com os carros pode acontecer o choque e com os humanos, um coice ou mordida.

 

De acordo com Mirza Cordeiro, alguns destes animais são encontrados com problemas de saúde e em situação degradante, com peias, que dificultam a locomoção deles, e também vitimados por maus tratos. Outra situação é a sujeira deixada nas ruas. Geralmente são amarrados em frente das casa dos seus donos, onde fazem suas necessidades fisiológicas.