Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 20/03/2015

Centro de Zoonoses vai realizar castração mensalmente

cao-e-gato-620x424O Centro de Controle de Zoonoses realiza neste final de semana, dias 21 e 22, a esterilização através de castração de cães e gatos (fêmeas e machos). Os 150 animais são da Associação de Proteção dos Animais (APA), de voluntários que os retiraram das ruas para criá-los e aqueles que foram recolhidos pelo próprio CCZ – geralmente por abandono.
De acordo com a coordenadora do órgão, Mirza Cordeiro, haverá esterilização todo mês. Os donos dos animais que tiverem o interesse devem fazer um pré-cadastro nas unidades de saúde no dia que estiver sendo oferecida a vacinação antirrábica – ela segue um cronograma.

 

“Nesse dia, a pessoa pode ir até o posto de saúde e solicitar a castração através de um pré-cadastro. Posteriormente, será feita uma visita na residência para observar se essa família se enquadra no perfil”, afirma Mirza. O procedimento é para quem possui baixa renda.

 

O processo de castração já esterilizou 25 animais neste ano. No macho, são retirados os testículos e na fêmea, os ovários e o útero. A cirurgia é realizada por um veterinário. O procedimento é realizado com uma técnica cuja incisão é mínima, o que contribui para que a recuperação seja mais rápida.

 

Ela pode ser feita a partir do sexto mês de vida do animal e é realizada com anestesia geral. Conforme Mirza, a medida visa fazer o controle da natalidade, bem como evitar que esses animais transmitam doenças.