Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 10/08/2015

CEOs e unidades de saúde fazem mais de 10 mil atendimentos gratuitos de odontologia por mês

982015102740Cáries, aftas, gengivites e câncer bucal são algumas das doenças que podem acometer a boca de qualquer pessoa que não se cuida. Em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde oferta serviços de odontologia gratuitamente à comunidade.

 

Os consultórios estão instalados em 35 unidades do Programa Saúde da Família, nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas seis policlínicas e mais os dois Centros de Especialidades Odontológicas, que estão localizados no bairro George Américo e na Praça Tiradentes (também conhecida como Praça do Gastão).

 

Por mês são realizados na rede em média de 10 a 12 mil atendimentos odontológicos. Na Atenção Básica, são feitos procedimentos clínicos como restaurações, extrações e limpeza. Também são desenvolvidas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, por meio de atividades educativas, aplicação de flúor e escovação supervisionada.

 

Esse trabalho também é levado para as escolas pela equipe do Programa Saúde Bucal. Já no CEO, os procedimentos são classificados como de média e alta complexidade. Incluem endodontia (canal), as cirurgias, periodontia (gengiva), prótese dentária, além dos atendimentos a pessoas com deficiência.

 

De acordo com o chefe da Divisão Odontológica, Arilson Pereira, o acesso da população à atenção especializada se dá por meio de encaminhamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde e PSF. “Primeiro o paciente passa por avaliação do dentista da unidade, que vai observar a necessidade de encaminhá-lo para o CEO”, afirma.

 

Somente no CEO Maria de Lourdes Cunha Suzart, situado na Praça Tiradentes, já foram realizados neste ano 1.374 cirurgias, 2.187 procedimentos de canal, 2.743 serviços de periodontia, mais 690 próteses e foram atendidos 1.894 pacientes especiais. A unidade funciona de segunda a sexta-feira.

 

Arilson informa que o Município implantou recentemente no Ceo do George Américo mais uma especialidade odontológica. Trata-se do serviço de diagnóstico de câncer e de lesões da boca (estomatologia). “A Secretaria de Saúde tem assegurado a assistência adequada e necessária à população”, pontua.