Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 11/11/2014

Cerca 12 mil crianças imunizadas no Dia D

ABERTURA DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINA__O - FOTO VALDENIR LIMA (52)_1No dia “D” de vacinação e também de abertura das campanhas contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – e de prevenção ao sarampo, caxumba e rubéola, ocorrido no último sábado, 8, 11.859 crianças foram imunizadas em Feira de Santana. A meta para o município é proteger cerca de 75 mil crianças.
A gotinha que previne contra a paralisia infantil deve ser dada para meninos e meninas com idades entre seis meses até menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Já para tomar a vacina da tríplice viral, é preciso ter de um ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Os pais ou responsáveis têm até o dia 28 de novembro para levar as crianças aos postos de saúde. Conforme a coordenadora da Rede de Frio, Kátia Ferrais, todas as unidades de saúde do município – UBS e PSF – estão vacinando nesse período. É preciso apresentar o cartão de vacinação da criança e um documento que a identifique.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Já o sarampo, é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.