Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 17/08/2016

Chineses querem retomar projeto do trem-bala no Brasil

2

Chineses querem retomar projeto do trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro, informou a agência de notícias ‘Reuters’. Entre as empresas chinesas que estariam interessadas em retomar o projeto está a China Railway Construction, segundo uma fonte do governo.

 
Empresas chinesas acreditam que o projeto seja economicamente viável, mas querem que o governo brasileiro proponha um novo modelo de concessão, disse uma autoridade chinesa familiar às discussões, sob a condição de anonimato.

 
Polêmico, um leilão de uma das versões do projeto chegou a ser cancelado em 2011 por falta de interessados. Para tentar dirimir dúvidas após o leilão frustrado o governo brasileiro alterou a modelagem e propôs dividir o projeto em duas partes, uma envolvendo a tecnologia e concessão da operação do serviço e outra com o contrato para construção da ferrovia.

 
A ideia era que o vencedor da primeira fase fizesse um projeto detalhado a ser seguido pelo vencedor da segunda etapa, reduzindo seus riscos. A ideia também não vingou.

 
Em mais de um momento, os investidores criticaram não somente os riscos inerentes ao projeto, mas também as taxa de retorno propostas pelo Executivo.

 
VERDADE GOSPEL