Dicas

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 23/02/2015

Cinco coisas que toda mulher deve saber para cuidar corretamente da pele

cravo1. Como faço para descobrir o meu tipo de pele?

 

Sarah Chapman, especialista em pele queridinha das celebridades, sugere deixar sua pele limpa, sem nenhum produto, por três horas para você ver como ela irá reagir. “Se ela parecer seca é um sinal de que você precisa de um produto que tenha lipídios (moléculas contendo óleos)”, explica. “Caso ela não fique seca e nem oleosa, você está produzindo óleo suficiente, então procure por produtos com vitamina A, que mantém a produção de óleo regular.” Ela também diz que você deve se preocupar mais com a condição da sua pele no momento do que com o seu tipo de pele em si.

 

2. Por que eu tenho olheiras escuras?

 

A circulação ao redor dos olhos é muito pobre e os minúsculos vasos sanguíneos da área podem quebrar com facilidade, fazendo com que o sangue vaze para o tecido circundante e a região abaixo dos olhos fique azulada. Você precisa saber se tem como tratar as olheiras ou se elas são genéticas. Pressione o seu dedo anelar (que é mais fraco) nas olheiras e se elas mudarem de cor significa que é possível reduzi-las. A especialista em pele Su-Man Hsu afirma que em alguns casos as olheiras são causadas por outros problemas. “Elas podem ser reflexo de um desequilíbrio no fígado e rim ou são provocadas pelo estresse e fadiga. Cremes ajudam a reduzir sua aparência, mas não irão eliminá-las completamente.”

 

3. Qual a diferença entre sérum e hidratante?

 

“Eles têm funções totalmente diferentes”, explica Sarah. “Sérums são feitos à base de água com baixo peso molecular, então são absorvidos rapidamente na pele e depositam-se em um nível celular. Tente massagear o sérum na pele, você não irá conseguir porque a absorção é extremamente veloz”, afirma. “Já hidratantes contêm emolientes que formam uma camada protetora contra a perda de umidade.” Ela diz que os produtos devem ser usados juntos. “Aplique o sérum para cuidar da pele profundamente e depois o hidratante para formar a proteção.”

 

4. Quando devo começar a usar produtos anti-idade?

 

Você tem uma idade real e a idade da sua pele, e as duas podem ser bem diferentes. A genética desempenha um papel enorme no processo de envelhecimento da pele, mas, normalmente, sinais típicos de idade, como linhas de expressão e rugas, aparecem em torno dos 20 e poucos anos. Observe sua mãe e olhe fotos antigas dela para saber com que idade sua pele começou a apresentar sinais de idade, essa é a melhor forma de descobrir quando você deverá incluir produtos antienvelhecimento na sua rotina de cuidados. Se o envelhecimento é apenas uma das suas preocupações com a pele, considere usar um sérum como um rejuvenescedor. É o produto mais indicado por ter absorção profunda e alta concentração de ativos anti-idade.

 

5. O tônico facial ainda é necessário?

 

“Nós aprendemos que o ritual de limpar, tonificar e hidratar a pele é ideal, mas os óleos e sérums são muito mais dignos do seu tempo e dinheiro”, afirma a Dra. Diane Howard. “Antes, os produtos para limpar a pele eram em creme e o tônico removia o excesso que ficava depositado, mas atualmente esses produtos evoluíram, tornando o tônico desnecessário.”

 

Fonte: Marie Claire