Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 19/11/2014

Coleta seletiva gera até 700 kg por dia

18112014145433Todas as terças-feiras, um caminhão da Sustentare, empresa responsável pela coleta do lixo em Feira de Santana, recolhe entre 600 e 700 quilos do chamado lixo seco, resultado da coleta seletiva, no conjunto Centenário. O produto é levado para uma cooperativa, no Fraternidade, depois de ser pesado no Aterro Sanitário, onde é selecionado. O recolhimento é feito por dois garis e um motorista.

 
É no Centenário onde a Secretaria de Secretaria de Serviços Públicos executa um plano piloto do projeto de coleta seletiva, desde o mês passado. E os resultados iniciais estão sendo considerados muito bons. Os moradores abraçaram a ideia e estão separando a parte do lixo que pode ser reaproveitada.

 

Semanalmente, o caminhão de pequeno porte também entra no conjunto José Falcão da Silva, vizinho do Centenário, onde recolhe o lixo selecionado pelos seus moradores e que o depositam num espaço adequado. Nas sacolas são colocadas garrafas, papel, vidros, plásticos, e outros produtos que são transformados em dinheiro.

 

A aposentada Adelzuíta Maria, que mora na rua G, disse que um dos seus compromissos nas manhãs das terças-feiras é colocar o lixo à porta da sua residência. “A ideia é das mais importantes porque ao mesmo tempo tira parte do lixo do aterro sanitário, e serve para que as pessoas ganhem algum dinheiro. É uma iniciativa das mais louváveis”.

 

Para Antônio Pedro, que resida à rua G, a consciência ambiental leva as pessoas a participar de um projeto desta natureza. “Ainda estamos engatinhando neste setor, mas a participação de todos é importante porque os problemas ambientais podem ser visto por todos. Deixou de ser um debate acadêmico ou papo de intelectual, e passou a fazer parte do dia a dia das pessoas”.