Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 03/06/2017

Combate ao trabalho infantil vai às feiras livres de Feira de Santana 

Marcando as comemorações pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) promove ações de conscientização da população feirense sobre a problemática. Nos dias 11 e 12 deste mês, agentes do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) e conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes estarão atuando nas feiras livres da cidade.

 

As ações terão como alvos as feiras livres da Estação Nova e da Cidade Nova, na manhã do dia 11, um domingo, e o Centro de Abastecimento, na manhã do dia 12, uma segunda-feira. Nestes locais serão distribuídos panfletos educativos e promovida a conscientização das pessoas que frequentam o local.

 

A coordenadora do PETI, Moema Franco Pedreira, explica sobre a escolha do local para realização da campanha. “Existem denúncias de crianças trabalhando como carregadoras ou vendendo alguma coisa nestas feiras livres ou Centro de Abastecimento”, relata.

 

Moema avalia que o problema envolve toda a sociedade e que é justamente por isso que é necessária a conscientização da comunidade. “Pretendemos conscientizar as pessoas que frequentam estes locais a não utilizarem o serviço de carregadores de feiras realizado por crianças e nem mesmo comprarem nada nas mãos delas”, afirmou.

 

Os problemas provocados pelo trabalho infantil, conforme a coordenadora do PETI, trazem consequências a longo prazo. “As crianças têm direito a brincar e estudar. E o trabalho infantil interrompe precocemente todo este ciclo e termina gerando adultos desqualificados para o mercado de trabalho porque não tiveram oportunidade de estudar e se desenvolver dentro das etapas da vida”, frisou.

 

FONTE: Secom