Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 15/01/2018

Como cuidar do cabelo antes e depois da praia

Os banhos de mar e de piscina são frequentes no verão, mas componentes como o sol, cloro, vento e sal da água do mar podem prejudicar as madeixas. Eles queimam e desidratam os fios, fazendo com que adquiram uma aparência muito ruim.

 

Quem vai fazer passeios à beira mar, ou passar o dia na praia, tomando banhos marinhos sucessivos, deve prestar muita atenção e investir em produtos adequados à proteção dos fios.

 

Como cuidar antes

 

Os cuidados devem começar antes da ida à praia. Assim como a pele, os cabelos são prejudicados pelo sol e pelo mar. Se não forem protegidos, irão se queimar. É importante investir em um bom protetor solar para o cabelo. Ainda dentro de casa, é preciso aplicar o produto para que seu efeito já tenha início, antes de ir à praia. O procedimento é ainda mais importante para as pessoas que costumam ficar com os cabelos soltos, enquanto se bronzeia, pois, os fios ficam sem proteção alguma. No caso daquelas que preferem prender os cabelos, basta fazê-lo, com elásticos que não apertem demais os fios, pois a tração favorece a quebra destes, principalmente quando estiverem molhados.

 

Também é importante carregar um hidratante para cabelos, na bolsa de praia. Os do tipo leave-in, oleosos, cremosos ou em spray, servem para desembaraçar os fios, nos intervalos entre os mergulhos. Com a ajuda de um pente (de preferência com cerdas de madeira), é preciso penteá-los, todas as vezes em que molhá-los. Isso os manterá arrumadinhos, facilitando sua lavagem e desembaraço, na hora do banho. Assim, evita-se a quebra dos cabelos.

 

Como cuidar depois

 

É importante lavar bem os cabelos, com shampoos e condicionadores adequados ao seu tipo. Quem frequenta muito a praia pode usar um shampoo de limpeza profunda, semanalmente, para a retirada completa dos resíduos de outros produtos. Quem foi passear no litoral, por tempo limitado, também pode fazer isso. Se possível, também é muito bom lavar os cabelos com água termal, como forma de hidratar os fios.

 

Os cuidados com os cabelos depois da praia devem ser mais intensos, em relação à hidratação. Eles sofreram com o calor e o sol, além do sal marinho. Hidrate-os, semanalmente, até que adquiram seu aspecto normal.

 

E, para ajudar a manter os fios saudáveis e hidratados, o cabeleireiro e químico Marcos Dal Bello, também conhecido como ‘Dr. Cabelo’, dá algumas dicas. Entre as máscaras selecionadas por Dal Bello, destacam-se as que utilizam frutas, como o mamão e o abacate e o leite de vaca integral, que é usado em casa em diversas receitas. “As frutas têm propriedades importantes que conseguem restaurar os cabelos. Já o leite, pela quantidade de cálcio, consegue fortalecer e deixar os cabelos mais bonitos ainda”, destaca o especialista. Confira as receitas:

 

– Hidratação do Leite: Utilizando uma bola de algodão, aplique leite (sem ferver) em toda a extensão do cabelo, inclusive na raiz. Deixe agir por uma hora e lave o cabelo como de costume. O leite tem propriedades ricas em cálcio, por isso é comum encontrá-lo em xampus, condicionadores e máscaras. Para cabelos cacheados ou ondulados, com a hidratação do leite os fios poderão tomar forma lisa, recomenda-se o uso desta hidratação a cada dia 15 dias;

 

– Hidratação com óleo de coco: aplique o óleo de coco em toda a extensão do cabelo, inclusive na raiz e no couro cabeludo, e massageie bem. Deixe agir durante a noite e enxague pela manhã. Importante depois do processo secar o cabelo com secador, evitando que a raiz fique úmida.

 

– Hidratação com banana: misture uma banana madura amassada, uma colher de óleo de amêndoas e duas colheres de mel até ficar homogêneo. Aplique a mistura em toda a extensão do cabelo e deixe agir por 30 minutos. Enxague bem com água morna. Após a aplicação da hidratação recomenda-se secar com o secador, pode-se escovar os cabelos após o processo. Para as pontas, recomenda-se óleo de argan após escova.

 

– Hidratação com leite em pó: acrescente água a 1/4 de leite em pó até formar uma pasta homogênea. Aplique a mistura em todo o cabelo, massageando. Envolva a cabeça com uma toalha aquecida e deixe agir por alguns minutos. Enxague e finalize lavando com xampu.

 

– Hidratação com maionese e abacate: amasse um abacate maduro e misture bem com uma xícara de maionese. Aplique a mistura nos fios, da raiz às pontas. Deixe agir por 20 minutos e lave os cabelos com xampu sem sal, atente-se ao nível de PH no rótulo do xampu na hora da compra.

 

 

GUIAME