Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 11/04/2017

Comunidade é capacitada para acionar serviços do SAMU em Feira

A comunidade de Feira de Santana será capacitada, ainda este mês, para acionar corretamente os serviços do SAMU e proporcionar melhores condições de atendimento a quem precisa de atendimento médico emergencial. Para possibilitar a integração, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está capacitando profissionais da saúde e estudantes da área como multiplicadores.

 

O treinamento foi realizado durante esta segunda-feira, 10, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, sendo direcionado a médicos, enfermeiros e estudantes das duas áreas de saúde.

 

Uma das palestrantes, a enfermeira Fabrícia Pinto, do SAMU, ressalta a importância da iniciativa. “Pretendemos aproximar mais a comunidade do SAMU, informando como acionar o serviço e o que deve informar. Além disso explicamos por que quem está acionando o serviço deve estar ao lado do paciente para prestar as informações, o motivo de passarmos a ligação para um médico regulador”, explica.

 

Fabrícia Pinto informa ainda que um questionamento comum das pessoas que ligam para o SAMU se refere a insatisfação com a prática de quem atender a ligação fazer várias perguntas. “Muitas pessoas não entenderem o motivo de quem atender a ligação fazer tantas perguntas.

 

E isto ocorre porque precisamos fazer a classificação de risco para garantir um atendimento melhor. Além disso, também orientamos o que a pessoa que está ao lado do paciente deve fazer naquela situação até o SAMU chegar”, informou.

 

O médico intensivista do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Luciano Couto, também passou informações visando a atualização dos profissionais que participam do curso sobre a atualização das normas de atendimento e os procedimentos para atendimento de pacientes pelo SAMU.

 

As informações são do SAMU.