Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 11/03/2017

Conheça 11 alimentos que ajudam a diminuir o inchaço abdominal

Os alimentos para combater o inchaço são, especialmente, aqueles ricos em água. Eles ajudam a aumentar a produção de urina e reduzir a retenção hídrica.

 

Sabe aquela barriguinha de inchaço abdominal que não vai embora de jeito algum? Ela pode ser consequência da nossa má alimentação, sendo provocada pela ingestão excessiva ou pela falta de certos alimentos no organismo.

 

O nutricionista Marco Antonio Gaioto, da RenewMed e da academia IronBox, explica:

 

– Alguns alimentos, como brócolis, feijão, cebola, repolho, leite e couve, além de fast foods e refrigerantes, que são ricos em sódio, são mais difíceis de serem digeridos pelo nosso organismo, fazendo com que o intestino tenha que fermentá-los para facilitar a sua absorção. Com essa fermentação, o corpo se enche de gases que podem levar ao inchaço. O abdominal, também chamado de distensão abdominal, acontece quando a área da barriga fica maior que o normal, problema que afeta de 10 a 30% dos adultos. O inchaço corporal é um problema para quem está querendo uma aparência mais seca, porque, muitas vezes, a pessoa está até mais inchada do que acima do peso.

 

De acordo com Ina Carolina Menezes, nutricionista e consultora do Instituto Nyoá, investir em alimentos com propriedades diuréticas é eficiente:

 

– Os alimentos para combater o inchaço são, especialmente, aqueles ricos em água. Eles ajudam a aumentar a produção de urina e reduzir a retenção hídrica. Os alimentos ricos em fibras combatem a prisão de ventre, também diminuindo o inchaço e as dores abdominais. Há ainda os probióticos, que mantêm o bom equilíbrio de bactérias benéficas no intestino.

 

No entanto, Ina Carolina aponta, é preciso manter o equilíbrio no consumo desses alimentos:

 

– Mantendo-se hidratado e com o intestino em bom funcionamento, tais alimentos podem favorecer o emagrecimento. Mas o consumo não deve ser exagerado e deve ser pensado de acordo com a necessidade de cada pessoa. O excesso de fibras, por exemplo, pode causar distensão abdominal, que é o contrário do que se espera.

 

Veja abaixo alguns alimentos que ajudam a diminuir o inchaço abdominal

 

Fibras e alimentos integrais

 

 

Banana

 

Laranja

 

Pepino

 

Melão

 

Melancia

 

Iogurte natural

 

Morango

 

Beterraba

 

Chás verde, de erva-doce e de hibisco

 
IBAHIA