Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 22/08/2015

Conjunto Feira X dá exemplo no combate ao mosquito aedes aegypti

aedes_aegyptiNem só de festa é feita uma comemoração de data especial. Um exemplo disso aconteceu na quinta-feira, 20, no conjunto Feira X. Como parte das festividades da passagem dos 30 anos da unidade habitacional, a Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Saúde das Famílias (PSF) e escolas municipais realizaram uma grande ação de prevenção e combate à dengue, zika vírus e febre chikungunya.

 

O objetivo principal da atividade foi o de aumentar o grau de conscientização dos moradores do Feira X sobre a importância dos cuidados básicos nas residências e locais públicos em relação ao mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças.

 

O evento contou com a participação de agentes de endemias, agentes comunitários e diversos profissionais de saúde. Foram realizadas abordagens através de palestras, oficinas e montado estande com exposição educativa.

 

Os estudantes tiveram participação destacada. “Na escola somos orientados em relação aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, as formas de cuidado e realizamos pesquisas de rua, registrando os locais de foco, análise de materiais, etc”, relata a estudante Letícia Castro, estudante do 9º ano da Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos.

 

“Durante muito tempo, o Feira X teve os maiores índices de proliferação do mosquito, porém mesmo com a situação de epidemia atual, através da ação conjunta entre o município e a comunidade local estamos fora da lista dos dez maiores alvos do mosquito”, comemora a agente de endemias Maritânia Matias Carneiro.