Consumidor deve ter cuidado redobrado com documentos pessoais para evitar fraudes no feriado, orienta Serasa

chiques1Nesta quinta-feira, dia 20 de novembro, alguns Estados brasileiros celebram o feriado em homenagem ao dia da Consciência Negra. Muitos consumidores devem aproveitar a data prolongada para viajar e fazer compras, considerando a proximidade do Natal. “É nesse momento de maior fluxo de pessoas nos centros comerciais que a população precisa estar atenta para não se tornar vítima de golpes, como ter o documento usado de forma indevida”, alerta o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.

 

 

O consumidor que sentir falta de algum documento ou for roubado durante o feriado, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), deve cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. O registro ajuda a reduzir o risco e evitar a dor de cabeça de ter dados pessoais utilizados por golpistas. De acordo com pesquisas realizadas pela Serasa, basta perder os documentos para dobrar a probabilidade de ser vítima de uma fraude. As quadrilhas especializadas em roubo de identidade manipulam dados pessoais de vários consumidores para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer negócios apresentando-se com identidade falsa.
“A inclusão do alerta no serviço da Serasa permite que as informações sejam disponibilizadas imediatamente aos clientes da empresa no país”, diz Júlio.
O aviso de documentos roubados ficará no sistema de consultas por dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar, dentro desse prazo, o B.O e uma declaração formal à Serasa Experian. Já os cheques ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques.

 

 

Procedimento

 

O consumidor faz o registro do extravio ou roubo dos documentos (como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) e folhas de cheques pela Internet, no link: www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor (11) 3373 7272, que funciona nos sete dias da semana, das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado algum documento extraviado e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.

 

 

Ao fazer o cadastro, o consumidor ganha automaticamente, por 15 dias, proteção em dobro com o serviço antifraude da Serasa, que acompanha 24 horas por dia as movimentações do CPF. Caso o número do documento do cidadão seja consultado por alguma empresa durante o período, o serviço MeProteja enviará instantaneamente uma mensagem de celular – SMS – informando o ocorrido. Dessa forma, o consumidor consegue identificar se foi ele mesmo que estava buscando crédito naquele momento ou se está sendo vítima de uma fraude.
O MeProteja também envia um relatório por e-mail com informações de entrada ou saída da inadimplência, mostrando o nome da empresa credora, o tipo da dívida e a data de inclusão ou exclusão da anotação nos bancos de dados. Além disso, o serviço protege o CPF do cidadão ao enviar alertas informando casos de abertura de empresa, a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados no nome do consumidor e parcelas atrasadas que podem gerar negativação. Se o consumidor identificar no relatório qualquer movimentação estranha no seu CPF, deve entrar em contato com a central de atendimento da Serasa que trata exclusivamente desses casos, pelo telefone (011) 3003 6300, que funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h.

 

A ação de fraudadores pode causar muitos transtornos. Segundo Júlio, o consumidor deve adotar algumas medidas de segurança para não ficar exposto a possíveis golpes. Confira abaixo 8 dicas de prevenção:
1ª Não saia de casa com todos os documentos originais;
2ª Se for para algum lugar que não solicita documento original, procure ir com uma cópia simples ou autenticada;
3ª Procure guardar documentos, cartões e cheques no bolso da frente da calça ou em algum lugar escondido dentro da bolsa;
4ª Não perca de vista seus documentos e nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver por perto;
5ª Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas ou por telefone;
6ª Não informe os números dos seus documentos quando participar de promoções e sorteios;
7ª – Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
8ª – Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança.
SerasaConsumidor

 

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

 

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

 

Serasa Experian

 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007.

 

Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

 

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

 

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

OUTRAS NOTÍCIAS