Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 27/06/2016

Conta de luz: bandeira tarifária será verde em julho, diz Aneel

energia0204A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta sexta-feira (24) que a bandeira tarifária das contas de luz para julho será verde. Assim como em junho, não haverá cobranças adicionais para os consumidores.

 
A agência reguladora justificou a decisão pelo fato de os reservatórios das hidreletétricas após chuvas do período úmido, assim como a redução da demanda e a entrada em operação de novas usinas foram fatores que permitiram manter a bandeira verde na conta de luz. Quando as condições de oferta de energia pioram, podem ser acionadas as bandeiras amarela ou vermelha, que elevam o custo para o consumidor.

 

Histórico recente de bandeira vermelha

 

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias em janeiro de 2015, até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha. Em março, passou para amarela. O aumento de chuva neste ano, que melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas, aliado à redução da demanda e à inclusão de novas usinas no sistema elétrico brasileiro, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses.