Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 19/08/2015

Crianças matriculadas em creches recebem atendimento médico

Atendimentos Medicos Creche Escola Frutos da Terra-fotos Jorge Magalh_es (15)Mais de 60 crianças, funcionários e pais dos matriculados na Creche Pré-Escola Comunitária Frutos da Terra, no Jardim Acácia, foram atendidos por uma equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade atende 120 crianças, de 2 a 5 anos. É o projeto Saúde na Escola, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

A equipe esteve na unidade há 15 dias e retornou para mais uma rodada de atendimento – ou avaliação de exames clínicos. “O atendimento é global”, diz a médica Arabi Xinguara. Crianças, professores e familiares, quando necessário, são atendidos. No último caso é feita uma triagem, quando exames complementares são solicitados. “Uma mamografia”, completa a médica com um exemplo.

 

Este tipo de atendimento é realizado em locais não cobertos pelo Programa Saúde da Família (PSF). “E também desafogam as unidades de saúde”, afirma Arabi Xinguara. Dona Brasília Antunes levou o neto Cristiano Gabriel para ser consultado. “É um trabalho ótimo que estão fazendo, porque nem sempre a gente tem tempo para levar uma criança às unidades de saúde. E aqui é tudo muito rápido e eficiente”.

 

Além do atendimento médico, é prestada consulta com enfermeira, que faz a triagem, tomada a pressão arterial e observada a caderneta de vacinação. “Quando se constata algum problema o paciente é encaminhado para consulta com especialista”, disse a enfermeira Tatiane Borges, que supervisiona o projeto. Foi a terceira visita à creche.

 

É a creche que entra em contato com o pai ou responsável pela criança e o informa sobre o atendimento médico.