Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 10/08/2015

Criatividade e inovação no preparo da merenda escolar

882015101527Arroz cozido ou doce, mugunzá, panqueca, empanada, mingau e torta de arroz. A produção dos pratos, todos com base no arroz, mostra como é importante a criatividade na produção da merenda escolar. Criatividade e inovação foram alguns dos conteúdos aprendidos durante o curso de capacitação que reuniu 125 merendeiras das escolas municipais, durante toda a semana, na Universidade Estadual de Feira de Santana. Nesta sexta-feira, 7, elas participaram do último dia da formação que é realizada pela Secretaria de Educação em parceria com a UEFS.

 

O curso ofereceu aulas práticas e teóricas. “Durante a manhã, elas aprenderam as técnicas de cozimento, preparação dos alimentos e como aliar a criatividade ao preparo dos itens da merenda escolar. Durante a tarde, os estudantes do curso de Engenharia de Alimentos ensinaram técnicas de higienização pessoal, do ambiente de trabalho e dos próprios alimentos, além de dicas de armazenamento”, explica a nutricionista da Divisão de Alimentação Escolar da Seduc, Luciana Ramos.

 

O curso, oferecido anualmente, é desenvolvido a partir dos itens do cardápio da merenda escolar que são selecionados pela Seduc e distribuídos para as escolas municipais. Com eles, é possível preparar pratos como o hambúrguer de feijão, alternativa para atrair visualmente os estudantes e inserir na alimentação pratos ricos em nutrientes fundamentais no desenvolvimento deles.

 

“O sabor é um dos pontos mais importantes na merenda. Nossos alunos merecem comer bem, por isso acho esta formação muito importante”, comenta Daiana Souza Silva, merendeira da Escola Municipal Oscar Damião de Almeida. “Este é um momento de troca de experiências por parte das merendeiras, do aprendizado de novas técnicas e de relembrar outras já conhecidas por elas, mas esquecidas no dia a dia atribulado”, avalia Gilvaneide Cardoso, técnica em laboratório da UEFS.