Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 20/11/2015

Cultivado há 1 ano, cajueiros começam a produzir

18112015164934Plantados há um ano, através de projeto de incentivo à geração e renda para o homem do campo, cajueiros anãos precoce começam a produzir na zona rural de Feira de Santana. A iniciativa do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), contemplou cerca de 400 agricultores familiares.

 

 

 

O diretor do Departamento de Agricultura da Seagri, Joedilson Machado, explica que as mudas de caju anão foram entregues pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho no ano passado, no dia 2 de julho, no povoado de São Domingos, distrito de Jaíba. “Em apenas seis meses as mudas deram a primeira florada, mas foi recomendado retirar a florada para não prejudicar o desenvolvimento. Agora está na segunda florada e na primeira produção de safra de caju”, frisou.

 

 

 

Para cada produtor rural, a Seagri distribuiu entre 30 a 50 mudas. São cajus anão precoce, CCP 76, produzido e recomendado pela Embrapa. “São mudas que têm como características a precocidade, porte de árvores baixas facilitando a colheita, pode consorciar com outras culturas, mais resistentes à seca e de pequeno porte.

 

 

 

Para os pequenos agricultores, a iniciativa gera expectativa de bons lucros para o homem do campo. “Estou muito feliz porque em tempo de crise está nos dando oportunidade de boas rendas. Por enquanto estou colhendo em cada pé, diariamente, em média de 10 a 15 cajus, que estou distribuindo com a família. Mas, dentro em breve, já estarei vendendo”, revelou Gildásio Oliveira dos Santos, agricultor que plantou 30 mudas em duas tarefas de terra, na comunidade da Mantiba, em Jaíba.

 

 

 

Secom