Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 29/09/2015

Curso de jovens empreendedores beneficiará mais de mil alunos da rede municipal

2892015160708Conceitos de empreendedorismo vão ser ensinados para mais de mil estudantes da Rede Municipal de Ensino a partir de 2016. As escolas Maria Antonia da Costa, situada no bairro Santa Mônica, e Eli Queiroz de Oliveira, da Gabriela, vão ser inseridas no curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, iniciativa do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, destinado aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Na manhã desta segunda-feira, 28, a Secretaria de Educação firmou convênio com o Sebrae visando a implementação do curso.

 

O prefeito José Ronaldo e os secretários municipais Jayana Ribeiro, de Educação, e Antônio Carlos Borges Júnior, de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, acompanharam o ato de celebração de convênio.

 

O JEPP visa incentivar o protagonismo dos jovens e iniciativas futuras na busca de inserção no mercado de trabalho, por meio de ideias empreendedoras ou na criação de novos negócios. A proposta do curso é abordar os temas de forma transversal, nos diversos conteúdos da escola, aliando o estímulo ao empreendedorismo com diferentes temáticas.

 

A primeira etapa da formação começará ainda em 2015, envolvendo os professores das escolas escolhidas. Os educadores vão participar de uma capacitação específica que lhes dará orientações para inserir o empreendedorismo nas aulas. A partir de 2016, o novo conteúdo será abordado com os estudantes.

 

“O ensino do empreendedorismo não se dissocia do que já é aplicado em sala de aula. A abordagem como tema transversal é oportuna e certamente trará bons resultados no futuro, inclusive, por que no Ensino Fundamental II muitos jovens já estão pensando em trabalhar”, avalia a secretária de Educação, Jayana Ribeiro. A expectativa é que o projeto possa ser futuramente ampliado para outras escolas municipais.

 

Alunos e gestores das escolas Maria Antonia da Costa e Eli Queiroz de Oliveira estiveram presentes no ato de assinatura do convênio. “Para mim, empreender é abrir uma empresa de sucesso, ter boas ideias”, explica a aluna Taila Vitória Rocha dos Santos. “É importante que os estudantes possam aprender sobre isso desde cedo, desenvolvendo essas habilidades que podem até mesmo mudar seu futuro. Pretendo aplicar isso na minha vida”, destaca.

 

O prefeito José Ronaldo ressaltou a importância de alunos e professores acreditarem na educação profissional e se espelharem em exemplos positivos. “Nossa expectativa é que o curso possa contribuir significativamente para que os jovens conquistem cada vez mais espaço no mercado de trabalho”, defendeu.

 

“Empreender é realizar sonhos pensando de forma diferenciada”, destaca o gerente regional do Sebrae, Isailton Reis. “Antes de pensar em montar um negócio, é preciso que o jovem pense no empreendedorismo como atitudes tomadas para sua própria vida”, frisa.