Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 09/05/2015

Cursos técnicos qualificam Guarda Municipal

Expofeira Gurda Municipal-fotos Jorge Magalhaes (9)_1O secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Mauro Moraes, anunciou na quinta-feira, 7, o início de mais um ciclo de cursos voltado para o aprimoramento e qualificação da Guarda Municipal de Feira de Santana. Incluem nova capacitação em técnicas de abordagens a pessoas, veículos, edificações, etc.

 

O objetivo é preparar guardas municipais para a imobilização e condução de pessoas, em condições adversas, desempenhando estas atividades com conhecimento e respeito à dignidade da pessoa humana, resguardando a imagem da instituição.

 

“As ruas, praças, prédios e logradouros são bens públicos do Município e a Guarda Municipal deve proteger tais bens. Circunstancialmente, e na hipótese de algum malfeitor atuar naqueles locais, pode o guarda municipal utilizar-se de todos os meios disponíveis para deter a atividade delituosa”, explica Mauro Moraes.

 

O processo de aperfeiçoamento contínuo na instituição vai contemplar os agentes com três cursos ministrados pelo instrutor Douglas Piton, considerado um dos mais qualificados do país. O primeiro é sobre “Uso Progressivo da Força”. “A primeira coisa que os guardas vão aprender é o dialogo e a importância da comunicação adequada com o cidadão, no primeiro momento que surgir o problema. Mas quando tiver de usar a força, que eles saibam dosá-la usando a boa técnica”, salienta Moraes.

 

QUALIFICAÇÃO

 

O ciclo de aprendizagem vai oferecer, em seguida, o curso de “Direção Defensiva” para as equipes que trabalham com carros, motocicletas e ciclo patrulha. A finalidade é evitar acidentes de trânsito, não só ficando atentos aos próprios atos, mais guiando de modo cauteloso e preventivo em relação aos outros.

 

Por último será ministrado o curso de Comando, para a formação de líderes visando ensinar liderança de grupo e fortalecer a hierarquia e a disciplina, através do conhecimento. Mauro Moraes ressalta ainda que o prefeito José Ronaldo de Carvalho tem garantido total apoio para o engrandecimento da instituição com a preparação e qualificação profissional dos guardas municipais entre outras melhorias.

 

As informações do Secom.