Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 12/12/2016

Datafolha: Lula lidera pesquisa no 1º turno; Marina Silva ganha no 2º

02Segundo uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (12), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu nas intenções de votos do primeiro turno para a eleição presidencial, em relação ao levantamento anterior do mesmo Datafolha, realizado em julho.

 

Contudo, o petista perderia a eleição no 2º turno para a ex-senadora Marina Silva (Rede) por uma diferença de nove pontos. Quando o adversário no 2º turno é do PSDB, Lula oscilou positivamente e teria pequena vantagem numérica em disputas contra o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), o chanceler José Serra (PSDB) ou o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

 

Nas três situações, o quadro é de empate técnico, pois a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa realizada nos dias 7 e 8 de dezembro com 2.828 pessoas com 16 anos ou mais, nenhum dos três tucanos obteve elevação nas intenções de voto, tanto em cenários de primeiro como de segundo turno.

 

Em duas simulações de primeiro turno, nas quais os candidatos do PSDB seriam Alckmin ou Serra, Marina obteria com folga o segundo posto. Quando o candidato tucano é Aécio, Marina Silva tem 15% das intenções de voto contra 11% do senador, o que configuraria uma empate técnico. Quando o juiz Sérgio Moro entra na disputa, Marina empata numericamente com o magistrado no segundo posto, com 11%.

 

Quando à intenção de voto em um segundo turno contra os tucanos, a dianteira de Marina é de pelos menos vinte pontos percentuais. Essa é a margem contra Serra (47% contra 27%).

 

O presidente Michel Temer (PMDB) é o mais rejeitado entre os candidatos no primeiro turno. O percentual de entrevistados que não votaria em Temer em nenhum cenário pulou de 29%, em julho, para 45%. O ex-presidente Lula é rejeitado por 44% dos entrevistados. Já o senador Aécio Neves é o terceiro mais rejeitado, que oscilou um ponto para cima.